Se alguém disser que não esperou ansiosamente por este momento, provavelmente reside fora do nosso planeta, rs. Que ano desafiador!!!

E agora? O que esperar? Como um famoso livro de maternidade que virou um filme: “o que esperar quando se está esperando”? Como um passe de mágica, gostaria de dizer meu caro leitor, que tudo mudou e toda esperança foi renovada com a chegada da vacina. Mas… infelizmente não é essa a realidade do Brasil. Ainda estamos olhando a chegada da vacina no país com luneta de lente dupla, na esperança de este dia se aproximar.

Enfim, não temos vacina, não sabemos ao certo quando ela estará disponível para toda a população. Diante de todo cenário, temos que manter o otimismo, afinal no Brasil foram mais de 200.00 mortes e no mundo perto de 2 milhões, dependendo de quando você estiver lendo este texto estes números podem ser bem superiores. Então podemos dizer que somos sobreviventes, e assim, como privilegiados que somos precisamos fazer o nosso melhor.

Sobreviver exige esforço e dedicação, então este deve ser nosso guia para 2021. Vamos focar os nossos esforços para que façamos de 2021 um ano de recomeços, não esquecendo os aprendizados de 2020, sendo mais fortes para superar os desafios que irão surgir. Nestes balanços, reflexões e propósitos para um novo ano podemos dizer que o maior aprendizado é não cometer os mesmos erros. Teremos que lidar sim, com erros passados e com novos desafios, mas este ano nos ensinou muito sobre superação.

Estamos cansados de saber como 2020 foi um ano ruim e contamos os dias para a chegada de 2021, mas antes de aterrizar os dois pés neste novo ano, vamos contemplar algumas coisas boas que tivemos em 2020. Acredite se quiser, 2020 também foi um ano espetacular.

As melhores coisas que aconteceram em 2020:

Avanço tecnológico: a tecnologia se tornou essencial e tivemos que acelerar o que talvez duraria anos. Empresas, escolas, comércios e muitos outros segmentos tiveram que se adaptar e se reinventar utilizando a informática e internet a seu favor.

Mudança de cultura: mudança ou retorno? Vimos as pessoas se reencontrando ou se apaixonando pelas suas casas, pela cozinha, pelo faça você mesmo. O mais importante é que as pessoas descobriram que o tempo é um bem muito precioso, ainda mais para cuidar e fazer mais por você e para os que você quer por perto. Isso tem um impacto muito grande nas relações de trabalho, não precisamos mais perder tempos desnecessários no trânsito, em reuniões intermináveis, em estar na empresa ou nos lugares se isso realmente não se fizer necessário.

Avanços na saúde: a saúde é o bem mais importante de toda a sociedade, esse fato ficou escancarado para todo o mundo. Sem saúde e bem-estar todo o resto pode ser comprometido. E o bem geral envolve o esforço de todos. Temos como objetivo geral, a busca por uma solução e nunca no mundo foi vista uma vacina criada tão rapidamente.

Agora sim, estamos preparados para chegar em 2021, com muita garra, porque este ano também promete muitos desafios. Mas a vantagem se sobreviver ao ano de 2020 é poder prever com mais clareza o que nos aguarda. E aos espertos antecipar-se é a melhor saída.

Desafios para as empresas em 2021:

Garantir privacidade: a relevância da tecnologia não pode ameaçar a privacidade dos cidadãos. O Brasil desde agosto do ano passado colocou em vigor a lei geral de proteção de dados, entretanto é um desafio de todas as empresas garantir o cuidado no manuseio dos dados sensíveis.

Saúde: foco e esforços em saúde. Investimentos sem fim para assegurar que todos tenham saúde.

Mercado de trabalho:

-Processos trabalhistas: a empresa que não fez algo que não estava em sua convenção que atire a primeira pedra. Em meados de março todos tivemos que fazer escolhas para proteger e segurar a saúde das pessoas, mesmo que o home-office não estivesse nos acordos. Em um momento de emergência a lei esteve mais flexível, só que isso não impede que as pessoas procurem brechas, ainda mais em um período de recessão, para capitar recursos e lidar muitas vezes com reais injustiças.

-Novas relações de trabalho: a CLT continua sendo o guia para todo empregador, mas tem-se identificado que as empresas precisam cada vez mais acompanhar as normativas e diretrizes do governo. Em momentos de emergência como a pandemia, a todo mundo uma mudança nova acontece. Uma assessoria jurídica e empresas especializadas podem te ajudar a manter a sua empresa dentro da lei.

-Cultura do home-office: cada vez mais empresas estão aderindo ao home-office. É uma cultura se não diária, mas será mais frequente para grande parte das empresas, porque muitos de nós descobrimos que em alguns casos é possível. O não estar na empresa envolve a mudança nos registros da jornada de trabalho e a análise de produtividade dos colaboradores.

Tenha um bom sistema de ponto que pode te ajudar nessa tarefa e nesses desafios.

 

Um bom 2021 para todos, até a próxima.